Meio Ambiente

 

RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DE PNEUS


                              

Conforme estudos realizados, sabe-se que um pneu leva em média até 600 anos para chegar a decomposição. E neste tempo encontra-se um grande desafio: Dar uma finalidade econômica e ambientalmente correta para o pneu inservível, ou seja, aquele que  não pode mais ser recauchutado ou mesmo reformado, visto que pode causar acidentes, devido a sua fragilidade. Põe em risco a segurança e ainda causa diversos riscos ao Meio Ambiente.

Quando rodamos a cidade, é possível encontrar pneus jogados em lixões, ruas, rios, e, inclusive no fundo dos quintais. As consequências dessa prática, todos já sabemos qual é:

- Problemas com a preservação do Meio Ambiente;
- Problemas de saúde decorrentes de enchentes, e doenças como a dengue e outras, que são geradas pela transmissão de mosquitos que se alojam na água parada nos pneus descartados erradamente.

Se usarmos um pouco de criatividade, os pneus podem se tornar ótimos aliados na decoração de uma residência ou ambiente comercial. Imagiana só o quanto você estaria contribuindo com o Meio Ambiente, a saúde e ao mesmo tempo trabalhando a sua criatividade, pois estaria dessa forma também, tranformando o lixo e o problema em matéria prima, que possivelmente venha lhe gerar renda. 

Você pode reaproveitá-los desde jardins a hortas, canteiros e até mesmo enfeitar o seu jardim com uma linda fonte RECICLÁVEL e SUSTENTÁVEL, como lhes apresento na foto abaixo. 

                                     

Gostou das dicas sustentáveis e quer fazer parte desta ideia e não sabe por onde começar? É só me procurar, que terei o prazer em atendê-lo(a)! 

SEJA PRUDENTE! SEJA CONSCIENTE!!!

 

Flávia Marques de Freitas 

Coordenadora de Ecologia, Reflorestamento e Meio Ambiente

Coordenadora do Subcomitê Carste