Meio Ambiente

 

Mensagem da Coordenadora


COLETA SELETIVA

Coleta Seletiva images | Photos, videos, logos, illustrations and branding  on Behance

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido. ... A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares.

Com a coleta seletiva todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes e, consequentemente, grandes prejuízos aos cofres públicos e aos moradores das cidades.

COMO RECICLAR COLETA COLETIVA:

Embalagens de plástico e vidro: não precisa lavar, apenas retire o excesso do produto e coloque para a reciclagem. Recipiente de metal, como latinha de cerveja, tampinha de refrigerante. Cartão plástico: é reciclável se não tiver chip. Marmita e papel alumínio: retirar o excesso de material orgânico.

Coleta seletiva é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis, como papéis, plásticos, metais e vidros, para que não sejam descartados como lixo, possibilitando assim sua comercialização e transformação em novos produtos, por meio de um processo de reciclagem artesanal ou industrial.

Temos em nossa cidade a Associação de catadores de materiais recicláveis (ASCAMARE), que trabalham no aterro fazendo essa separação dos materiais que, na maioria das vezes infelizmente, são enviados de forma inadequada, tornando dessa forma o trabalho deles mais difícil. A Associação vive deste trabalho abençoado!

Eu, como Coordenadora de Ecologia, Reflorestamento e Meio Ambiente, venho por meio deste lhes apresentar o Projeto Girassol Coleta Seletiva, inscrito no Selo Social, e estaremos trabalhando-o de forma contínua em nossa cidade.

Preciso contar com a colaboração de todos, para que a nossa querida cidade leve o selo como cidade consciente.

Estaremos monitorando todas as ruas da cidade, a mais limpa e participativa do projeto, terá uma linda plaquinha de reconhecimento, feita por mim, de material reciclável, como reconhecimento, com os seguintes dizeres: “RUA PRUDENTE, RUA CONSCIENTE”.

Venha com a gente e não fique fora dessa!!!

SEJA PRUDENTE, SEJA CONSCIENTE!!!

 

Flávia Marques de Freitas

Coordenadora de Ecologia, Reflorestamento e Meio Ambiente