ITBI

IDENTIFICANDO A INSCRIÇÃO IMOBILIARIA

COMO LOCALIZAR A INSCRIÇÃO DO IMÓVEL?

A inscrição do imóvel ou Índice cadastral é uma sequência numérica única, que serve como identificação do seu imóvel no sistema de cadastro imobiliário da prefeitura municipal de Prudente de Morais.

A inscrição sai impressa no IPTU, para identificar você deve procurar pela sequência de números com a seguinte configuração: xx.xxx.xxx.xxxx.xxx.

INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA - IPTU ANO EM EXERCÍCIO:

Para identificar a inscrição imobiliária nas guias de IPTU’s o índice fica localizado no canto superior direito abaixo da data de vencimento conforme imagem abaixo:

INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA - DÍVIDA ATIVA:

Para identificar a inscrição imobiliária nas guias da dívida ativa o índice fica localizado no canto inferior esquerdo no campo de observações conforme imagem abaixo:

ENTENDENDO A INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA:

O índice cadastral possui a seguinte configuração: XX.XXX.XXX.XXXX.XXX onde respectivamente da esquerda para a direita cada grupo de informação é separado por ponto “.” Conforme descrito abaixo:

XX:  Código referente ao distrito

XXX: Código referente ao bairro, vide tabela de relação de bairros no final da explicação

XXX:  Código referente a identificação do número da quadra

XXXX: Código referente a identificação do número do lote

XXX: Código referente ao número da unidade imobiliária

A título de exemplo, foi criado um índice cadastral para ilustrar e auxiliar na compreensão

Vamos analisar cada grupo de informação. A inscrição do imóvel da imagem acima é a 01.009.100.0150.001

01: É referente ao distrito, este imóvel em questão está alocado no distrito 1;

009: Consultando na tabela de relação de Bairros é possível verificar que o código 09 se trata do Centro;

100: O imóvel em questão está alocado na quadra de n° 100, lembrando que são apenas dados fictícios criados para ilustrar a inscrição imobiliária;

0150: O número do lote da imagem acima é n° 150;

001: Unidade 01.

O imóvel a que se refere o índice cadastral acima se trata de um imóvel localizado no Centro na quadra 100 no lote 150.  O IPTU refere-se à unidade 01 No bairro Centro na quadra 100 e lote 150, ou seja, se dentro do mesmo lote houvesse uma outra unidade como uma segunda casa, o índice cadastral seria similar e mudaria o final no grupo de informação da unidade imobiliária, passando a ser final 002.

PONTOS IMPORTANTES:

1. No sistema de cadastro consta apenas um distrito, por tanto sempre a inscrição começará com 01 referente ao distrito 01;
  2. Se por acaso no seu registro de imóvel   constar número de quadra e lote divergente do apresentado no índice cadastral do seu IPTU, favor  procurar o setor de tributação  munido dos documentos pessoais e  registro do imóvel atualizado  (até  30 dias ) para que seja feito a conferência e correção se necessário.

RELAÇÃO DE BAIRROS

CÓDIGO