COVID-19

 

COVID - Geral


O QUE É O CORONAVIRUS? (COVID-19)

A doença provocada pelo novo Coronavíus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

É um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países.

O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Faça também a sua parte! Siga as orientações e vamos, juntos, vencer essa batalha!

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

Esta seção reúne os esclarecimentos para as dúvidas mais comuns sobre o novo coronavírus (Covid-19). As formas de transmissão, sintomas e dicas de prevenção são alguns dos pontos abordados aqui.
1. O que é o novo coronavírus?
É um novo vírus, descoberto na China, causador de infecção respiratória e sintomas comuns de gripe e resfriado.

2. Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Os sintomas são parecidos com os da gripe: tosse, dor de garganta, secreção nasal, podendo ter febre, dores de cabeça e no corpo, perda das sensações de cheiros e sabores, diarreia e dor abdominal. Os sintomas mais graves, presentes na minoria dos casos, incluem febre alta, falta de ar e prostração.
3. Quais são os grupos de risco?
Idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, pulmonares, cardíacas, renais e imunossuprimidos (com baixa defesa do corpo).

4. Qual é a diferença dessa doença para uma gripe já que os sintomas são parecidos?
Não existe diferença significativa quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus, com exceção dos casos que apresentam a perda das sensações de cheiros e sabores, associada a outros sintomas. Essas pessoas tem uma maior possibilidade de estar com a COVID-19. Sintomas mais graves e pneumonia podem acontecer mais frequentemente em pessoas dos grupos de riscos.

5. Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?
Neste momento não há diferenciação entre os casos de coronavírus e as outras gripes e resfriados, ambos estão circulando no município. Dessa forma, as pessoas com sintomas respiratórios, podendo ter febre, dores de cabeça e no corpo, perda das sensações de cheiros e sabores, diarreia e dor abdominal.

6. Qual a forma de transmissão do vírus?
As evidências atuais descrevem a transmissão pelo ar e por contato de mãos ou objetos contaminados com mucosas da face (olhos, boca e nariz).

7. Quando procurar uma unidade de saúde?
A recomendação atual é que pessoas com sintomas leves fiquem em casa até completar 3 dias sem febre, com melhora importante dos sintomas ou no mínimo 14 dias a partir do início dos sintomas. A procura por unidades de saúde é indicada para casos graves, como febre alta, falta de ar e prostração e para pessoas de grupos de risco como os idosos e em casos de doenças crônicas prévias. Podem ser utilizados medicamentos para dor e febre. O uso de antiinflamatórios e aspirina não é recomendado.

8. Quais são as formas de prevenção?
– Lavar as mãos com água e sabão por 40 a 60 segundos ou friccionar usando álcool em gel a 70% durante 20 a 30 segundos;
– Ao espirrar ou tossir, cobrir nariz e boca com o braço na dobra do cotovelo ou com lenço descartável;
– Não tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem higienizá-las;
– Não compartilhar objetos pessoais, como talheres, toalhas, pratos e copos;
– Evitar aglomerações e manter distância entre as pessoas de pelo menos um metro
– Ficar em casa o máximo possível, mesmo sem sintomas, para evitar a disseminação da doença
– Não cumprimentar as pessoas com beijos, abraços e aperto de mão
– Manter os ambientes bem ventilados.

9. Que cuidados deve tomar quem usa transporte público, como ônibus e táxis?
Manter distância entre as pessoas de pelo menos 1 metro quando possível, adotar as medidas de higienização das mãos com álcool gel a 70%, não levar as mãos ao rosto, usar máscara cobrindo a boca e o nariz, e ao tossir ou espirrar cobrir boca e nariz com o braço na dobra do cotovelo.

10.  É recomendado o uso de máscaras de proteção?
O uso de máscaras caseiras de tecido está determinado para toda a população nos momentos de circulação em espaços públicos.

11. Por quanto tempo a doença pode ficar incubada?
Até duas semanas após o contato com o vírus.

12. Existe vacina para prevenção ao novo coronavírus?
Até o momento, não.  Mas os cientistas ao redor do mundo e no Brasil já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento desta vacina. No momento, estão mantidas as orientações de vacinação contra a gripe, que confere proteção a outros três vírus influenza para os grupos de risco, para evitar que essas pessoas tenham casos graves.

13. Como é feito o diagnóstico do novo coronavírus?
Atualmente é realizado um exame com uma amostra de secreção respiratória, coletada no nariz, boca e garganta, por meio de um instrumento semelhante a uma haste flexível. Essa amostra é processada e caso o material genético do vírus seja detectado no material analisado, o resultado é positivo e o caso confirmado. O exame é realizado apenas para casos graves, para os profissionais de saúde, para populações vulneráveis específicas com suspeita de COVID-19 e para situações de surtos. Em situações específicas, de acordo com a avaliação da área técnica de epidemiologia, como por exemplo em surtos, o teste rápido poderá ser realizado. Este exame é feito com amostra de sangue e verifica se a pessoa tem anticorpos para a COVID-19.

14. Como é feito o tratamento do novo coronavírus?
O tratamento é feito com base nos sintomas de cada paciente. Podem ser utilizados medicamentos para dor e febre. O uso de antiinflamatórios e aspirina não é recomendado. Pessoas com sintomas leves devem permanecer em casa até completar 3 dias sem febre ou no mínimo 14 dias a partir do início dos sintomas. A procura por unidades de saúde só é indicada para casos graves, como febre alta, falta de ar e prostração. O Sistema Único de Saúde está preparado para atender a esses casos.

15. Vocês têm orientado as unidades de saúde e os seus profissionais sobre a doença? Se sim, qual é a orientação?
Sim. Os profissionais de saúde estão recebendo orientações de forma contínua, conforme o momento epidemiológico e as recomendações das autoridades de saúde por meio de protocolos, notas técnicas, webconferências, entre outros. Dessa forma, as unidades são organizadas para a oferta de atendimento de forma segura e os profissionais seguem as orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual, de acordo com os procedimentos realizados.

16. Quais cuidados os profissionais de saúde devem ter ao entrar em contato com um caso suspeito?
Os profissionais recebem os equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos, luvas,  e as devidas orientações para utilizarem de acordo com o risco de cada procedimento realizado.

17. Casos suspeitos têm sido mantidos em isolamento domiciliar. O que isso significa?
Significa a permanência em casa evitando contato com outras pessoas neste ambiente, medidas de higiene e com restrição de contato com o ambiente externo. Essa estratégia permite a prevenção da transmissão de casos gripais na sociedade.

18. No isolamento domiciliar quais cuidados o paciente deve ter?
Nessa condição, o paciente deve ser mantido em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso. Se possível, deve ficar em quarto privativo. Os familiares devem tomar as precauções já indicadas, como evitar compartilhamento de objetos pessoais, copos e talheres, contatos com secreção do paciente, realizarem a higienização constante das mãos e do ambiente, bem como permanecer a pelo menos um metro de distância.

19. O novo coronavírus pode matar?
Sim. A mortalidade registrada com a pandemia no mundo indica que as mortes pela doença variam de 2,3% a 3,5%, sendo mais comum em pessoas com doenças crônicas e principalmente nos idosos, com destaque para idade de 80 anos ou mais.

20. Onde é possível consultar números de casos suspeitos e confirmados em Prudente de Morais, Brasil e Mundo?
Nos canais oficiais da Prefeitura de Prudente de Morais, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

21. O que é pandemia?
É a disseminação mundial de uma nova doença, alcançando vários continentes.

22.  Por que precisamos ficar em isolamento social?
O isolamento social é uma das medidas mais importantes para a prevenção do COVID-19. Ele evita a proximidade entre a população, evitando que o vírus seja transmitido entre as pessoas pela fala, tosse e espirros, que são momentos em que as gotículas contaminadas são eliminadas no ar, sendo transmitidas as outras pessoas pela respiração. Outra forma de transmissão evitada com esta medida é a contaminação pelo contato físico entre as pessoas ou quando superfícies contaminadas no ambiente são tocadas e as mãos levadas ao rosto, por exemplo. Dessa forma, evita que aconteça uma transmissão a um grande número de pessoas ao mesmo tempo, permitindo que sejam atendidas de forma mais tranquila e segura nas unidades de saúde, protegendo também as pessoas que são do grupo de risco.

Secretaria Municipal de Saúde.

Contato: 31 3711-1499

saude@prudentedemorais.mg.gov.br