Secretaria de Saúde realizou Blitz

Publicado em: 18/02/2021 10:33 | Fonte/Agência: ASCOM Prefeitura de Prudente de Morais

Ação ocorreu nos dias que aconteceria os eventos de carnaval

Esse ano o Carnaval foi atípico, a pandemia de Corona Vírus não permitiu que os foliões festejassem nos tradicionais eventos de rua e foram orientados a não aglomerar em eventos particulares visando frear a transmissão do vírus. O evento nos dias de Carnaval é tradição em Prudente de Morais e em conjunto as ações da secretaria de saúde de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a falta do evento não foi motivo para que as campanhas de prevenção não acontecessem na cidade.

Dos dias 15 a 16 de fevereiro, a Secretaria de saúde realizou o Carnaval da Prevenção, uma blitz educativa com o intuito de orientar sobre a prevenção, tanto do COVID quanto das ISTs. A ação contou com apoio da Polícia Militar (PMMG) e foi organizado pela coordenadoria de Atenção primária a Saúde, que destacou que mesmo sem os Eventos de Carnaval, essas ações são importantes porque a conscientização fará com que as pessoas se cuidem não só em épocas festivas, mas em todo momento já que para se prevenir não precisa de uma data especial, é constante, é essa a mensagem que temos tentamos passar.

A Blitz foi uma parceria com outros setores. As ações de prevenção não são exclusividade do evento de Carnaval, a previsão é de que aconteçam ao longo de todo o ano, “A conscientização deve estar presente a todo o momento desde uma visita domiciliar da agente comunitário até a consulta do médico. É uma luta diária. A todo e qualquer momento temos que conscientizar e falar da importância da prevenção, trabalho de formiguinha. E prevenir é um dos alicerces da atenção primária, é necessário investirmos para que não tenhamos uma população adoecida, aumento dos casos de doenças e sem falar no aumento dos gastos públicos.” Declarou Fabiane Epifânio Coordenadora da Atenção Primária e responsável por essa Blitz.

Essa não foi a primeira ação, no início do ano foi realizado uma blitz, também em parceria com a PMMG de conscientização sobre as normas municipais para funcionamento dos comércios no decorrer da pandemia de COVID-19 com orientação e distribuição de máscara para a população.

ASCOM Prefeitura de Prudente de Morais